O que é e para que serve?
A Ventosaterapia é um método de tratamento não invasivo, desenvolvido a partir de técnicas da Acupuntura. O procedimento é executado por meio da aplicação de campânulas de vidro (similares a copos) sobre a área a ser tratada, fazendo uma sucção do local.
O procedimento da Ventosaterapia consiste em “puxar” o sangue inflamado e o foco da lesão para fora do corpo – ato que produz trocas gasosas, que controlam a corrente sanguínea e proporcionam maior oxigenação dos tecidos afetados pela dor, resultando na limpeza das toxinas existentes no sangue e nos músculos.
A técnica é muito utilizada como tratamento natural para combater dores abdominais e musculares, entorses, contraturas, distensão, lombalgias, cefaleias, problemas digestivos, hipertensão arterial e fadiga muscular.
A Ventosaterapia também pode ser utilizada na área estética, em tratamentos para gordura localizada, celulite, drenagem linfática e estrias, pois promove a inflamação no tecido tratado, favorecendo a formação de colágeno e elastina, melhorando o aspecto da pele.
Quer entender como a Ventosaterapia atua no organismo? O professor da Faculdade Inspirar, Saulo Souza, explica. “A ventosa cria uma pressão negativa na pele, que traciona a fáscia muscular, causando a vasodilatação, que leva ao aumento de temperatura local, que por sua vez melhora a mobilidade do tecido e promove o alívio da dor”, afirma.
Entenda quais são os diferentes métodos de aplicação da Ventosaterapia:
Conheça os benefícios da Ventosaterapia:
Vale ressaltar que o número de sessões e o intervalo entre elas variam de acordo com o objetivo terapêutico de cada caso. Outro ponto importante a ser mencionado é que no Brasil a técnica só pode ser desenvolvida por profissionais certificados e com a qualificação necessária.